quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Músicas Frutarianas - Tropicana - Alceu Valença

Tropicana
(Alceu Valença - Vicente Barreto)

Da manga rosa quero o gosto e o sumo
Melão maduro sapoti juá
Jabuticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu-cajá
Pela macia ai carne de caju
Saliva doce doce mel mel de uruçu
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana-caiana
Vem me desfrutar

Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana-caiana
Vou te desfrutar

Morena tropicana
Eu quero teu sabor




umbu - é o fruto do umbu - Árvore (Phytolacca dioica) da família das fitolacáceas, de grande copa e folhagem densa, grandes folhas alternas simples, glabras, flores apétalas, róseas, em racemos, e frutos bacáceos, roxos, dispostos em espigas.

sapoti - fruto da sapota Árvore da família das sapotáceas (Achras sapota), originária da América Central, cujo látex contém 15% de borracha e serve para fabricar o famoso chicle, e cujo fruto (o sapoti), muito apreciado, é uma baga parda, carnosa e muito doce.

juá - fruto do juazeiro - Árvore alta e copada da família das ramnáceas (Zizyphus joazeiro), característica da caatinga nordestina, de folhas trinérveas, flores pequeninas, fruto drupáceo, amarelo, com polpa edule, e cuja casca é rica em saponina e serve como sabão e dentifrício. Fornece ao gado sombra e alimento, não perdendo a folhagem durante a seca.

cajá - fruto da cajazeira - Árvore da família das anacardiáceas (Spondias lutea), muito freqüente nas várzeas e nas matas de terra firme argilosa do Amazonas, folhas compostas de muitos folíolos oblongos, flores insignificantes e agregadas em inflorescências racemosas, e cujo fruto é uma drupa elipsóide amarela, aromática, muito sucosa e fortemente azeda, própria para refrescos e sorvetes.

umbu-cajá é o fruto de um hibrido natural entre o umbuzeiro e a cajazeira. O fruto é do tipo drupa, com boa aparência, de cor amarela, casca fina e lisa quando maduro, endocarpo branco, grande, suberoso e enrugado, localizado na parte central do fruto. O sabor e aroma são excelentes, com qualidade nutritiva, muito consumidos na forma `in natura´, embora possuam potencial para utilização na forma processada, como polpa congelada, suco, néctar, compota e sorvete.

fonte: www.ufpel.tche.br/sbfruti/anais_xvii_cbf/tecnologia_de_alimentos/910.htm


Nenhum comentário: